PortugueseEnglishSpanish

Sobre a Coomic

CUTIA DEVE MONTAR A USINA DE BENEFICIAMENTO NO INÍCIO DE 2016

Moinho de bolas
Moinho de bolas

Meus irmãos garimpeiros quero agradecer de coração cada um que tem apoiado, incentivado e tido a paciência de esperar que as coisas aconteçam em nossa cooperativa. Não foi um ano fácil pra ninguém. Todos sabem da crise que afetou o país, todos os setores tiveram problemas, na mineração não foi diferente, mesmo assim a diretoria da COOMIC não desanimou e continuou a busca para implantar nosso projeto na Cutia como sempre anunciamos.

Presidente chegou a ir a China atrás de parceria
Presidente chegou a ir a China atrás de parceria

Tínhamos prometido que até o final do ano estaríamos com o projeto em funcionamento, infelizmente devido a todos os problemas, que não são só da cooperativa não foi possível começar as atividades, mas concluímos um ano em meio a toda turbulência bem adiantados. Vejam por que:

O plano ‘A’ era esse, dar inicio a produção ainda em 2015, viajamos, fomos em alguns países, conhecemos tecnologias, discutimos com empresas interessadas, fizemos propostas e aguardamos resultado, tudo durante esse ano. Como o plano ‘A’, não deu certo, partimos para o plano ‘B’, conforme já tínhamos anunciado e tínhamos aprovado em Assembleia na Cutia em março desse ano.

Equipamentos da Usina estão quase prontos para ir para Cutia
Equipamentos da Usina estão quase prontos para ir para Cutia

O plano ‘B’ consiste em unir pequenos empreendedores e investidores do Brasil, profissionais da área de mineração do Brasil e do Peru como mostramos na Assembléia e desenvolver o projeto.  Durante esse ano de 2015 nos reunimos com varias empresas mineradoras, levamos propostas e esperamos as respostas, mas como até agora não houve nenhum contato, a cooperativa não pode parar e continuou trabalhando no plano B, que é união de um grupo para extração do minério como vocês viram na Assembleia. Usando tecnologia peruana, capital de lado, investidor de outro, equipe de geologia de outro continuamos o processo e o grupo está formado para tocar o projeto na Cutia.

b6a473fb-11ea-420c-a66e-b4218a6161f4
Presidente conferiu de perto os equipamentos

Agora queremos parabenizar a toda sociedade que aguardou pacientemente e com confiança torcendo, orando e incentivando essa diretoria e por isso não paramos um minuto, e o resultado foi positivo, estamos concluindo a fabricação de uma usina aqui mesmo na região. Nosso projeto é deixar essa usina toda no pé da obra para entrar 2016 com início de montagem da usina, conforme vocês podem ver nas fotos.

Vocês sabem meus irmãos que não é fácil montar um projeto de mineração no Brasil, por isso sofremos bastante atrás das documentações, em Marabá-PA, Belém-PA e Brasília-DF, buscando as licenças que não são fáceis, são várias processos que algemam o andamento da mineração, por isso essa demora que impediu de funcionar ainda esse ano, é muita burocracia.

af434532-4bbd-4c61-a06c-4d08807ed4f3
Estrutura atende a demanda da Cutia

Tudo que essa diretoria deveria fazer para dar entrada nessas licenças para o andamento do projeto foi feito, agora estamos aguardando passar o recesso de final de ano e nesse meio tempo vamos deixar toda a usina na área no ponto de montagem, assim que saírem as licenças vamos começar as atividades, se Deus quiser.

Mais uma vez agradecemos a todos nossos irmãos garimpeiros sócios da COOMIC pelo companheirismo, amizade e confiança que vocês tem por essa diretoria, tenham certeza que Deus está no comando desse projeto e que tudo vai dá certo. Mais uma vez de coração, muito obrigado a todos.

Queremos aproveitar este momento para desejar a todos um Feliz Natal, cheio de paz, alegrias, amor, felicidade e que o ano de 2016, seja um ano nosso de conquistas e vitórias. Vamos juntos continuar unidos porque cada passo que damos é um passo rumo ao sucesso de nosso povo garimpeiro sócio da Cutia.

Esses são os votos e agradecimentos de toda diretoria,

Um forte abraço do seu amigo e irmão;

Raimundo Lopes,

natal-coomic