PortugueseEnglishSpanish

Sobre a Coomic

Coomic lança projetos sociais voltados para a comunidade, de olho no desenvolvimento econômico da nova Mina da Cutia

A Coomic lançou ontem um panfleto informativo com os futuros projetos sociais que serão desenvolvidos pela cooperativa voltados para a Vila da Cutia, local onde moram as famílias remanescentes do antigo garimpo e que carece de atenção.

Para o presidente da Coomic, Raimundo Lopes, os projetos em assistência social, lazer e geração de renda por meio de parcerias com o Governo Municipal e incentivo do Governo do Estado, além de  melhorar a qualidade de vida da população assistida,  servirá também,  como ponto de equilíbrio para a completa viabilidade e harmonia dos projetos econômicos como a implantação da mina da Nova Cutia.

“Os nossos projetos econômicos terão que caminhar juntos com os projetos sociais e sustentáveis voltados para a comunidade”, disse o presidente durante o lançamento do  “planfeto informativo”.

No informe o presidente entre outras coisas afirma: “Com esses projetos será possível gerar empregos diretos e indiretos na vila da Cutia e região. Assim vamos mudar a cara de nossa comunidade, isso é o que chamamos de união, trabalho e desenvolvimento”, afirmou Raimundo Lopes.

E não é atoa que Raimundo Lopes pense dessa forma diante dos fantásticos resultados revelados pelas pesquisas feitas em 18 furos de sondagens na área dos 629 hectares onde será instalada a partir de 2015 a grande mina de ouro, prata, cobre e platina da Cutia.

Depois de mandar detalhar todo o relatório apresentado no inicio do mês passado pela empresa Grifo Pesquisa Mineral Ltda, que desenvolve os trabalhos de pesquisas, os sócios da Coomic comemoram os resultados parciais obtidos até o momento. Os dados revelam que a Cutia apresenta um potencial extremamente promissor para conter jazidas econômicas de ouro, prata, platina  e cobre.

Por causa de um futuro próspero que se aproxima para a redenção dos 9 mil garimpeiros sócios da Coomic, as palavras chaves  “Produtividade, Competitividade e Compromisso Social” são exigências que estão na ordem do dia do presidente Raimundo Lopes, como requisitos para o sucesso e a sustentabilidade dos negócios.

O dirigente disse ainda, que a sua diretoria  tem um compromisso especial com o bem-estar das pessoas, gerando novas oportunidades, estimulando o voluntariado e, acima de tudo, fazer com que colaboradores e a comunidade cresçam juntos.

“O mais importante de tudo isso, é que a sociedade da Coomic tem a plena consciência de que a contrapartida social  da nossa cooperativa é um ato de grande relevância  por promover a coesão do relacionamento com a comunidade local e  contribuindo para o desenvolvimento sustentável”, disse Raimundo Lopes.

No planfeto informativo que está sendo distribuído a todos os sócios da Coomic e, principalmente, dirigido  aos moradores da pequena Vila  da Cutia, destaca seis grandes projetos que visam melhorar a qualidade de vida da população remanescentes do ex-garimpo da Cutia.

Em parceria com o Governo Municipal de Curionópolis e o Governo Estadual do Pará, o projeto da Coomic visa montar um Centro Comunitário na Vila para o desenvolvimento de cursos profissionalizantes e qualificação profissional, alem do atendimento médico, odontológico, oftalmologista e pediátrico.

Com a implantação de uma Oficina de Artesanato, a Coomic vai ajudar os moradores da Cutia a desenvolver a logística da produção do artesanato, inclusive promovendo feiras em Curionópolis, Parauapebas e Marabá como forma de divulgar o potencial criativo do futuro polo artesã. O projeto também visa desenvolver uma estrutura hortifrutigranjeira comunitária para incentivar a produção de hortaliças e a pequena criação. A capacitação dos moradores será feita pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).

Uma UTI Móvel para o pronto atendimento na comunidade será o grande esforço a ser feito por Raimundo Lopes, já que esse tipo de equipamento-médico hospitalar sempre foi uma das maiores necessidades da população da Vila da Cutia. Um posto policial também será construído  com o objetivo de dar mais segurança à comunidade. Na área dos esportes voltados para crianças, jovens e adultos, um dos mais importantes compromissos da Coomic está na construção de um campo society. Em uma carta dirigida aos sócios da Coomic, o presidente Raimundo Lopes fala sobre esse grande momento de muita expectativa vivido por todos.