PortugueseEnglishSpanish

Sobre a Coomic

DNPM FAZ VISTORIA TÉCNICA NA PLANTA DE BENEFICIAMENTO DA CUTIA

IMG_2564Para sociedade garimpeira da Cutia que espera ansiosa pelo andamento do projeto na área da Cutia, temos uma boa notícia. Todos sabem que a COOMIC está pleiteando junto ao Departamento Nacional de Produção Mineral – DNPM uma Guia de Utilização – GU.

Para que nossos irmãos garimpeiros da Cutia entendam, é admitido, em caráter excepcional, o aproveitamento de substâncias minerais em área titulada, antes da outorga da Concessão de Lavra, mediante prévia autorização do D.N.P.M., através de um documento denominado Guia de Utilização, fundamentado em critérios técnicos, até as máximas quantidades fixadas na Portaria DG DNPM no 144/07.

Para efeito de concessão da GU, serão consideradas como excepcionais as seguintes situações:

  • Aferição da viabilidade técnico-econômica da lavra da substância mineral no mercado nacional e/ou internacional;

  • Extração de substâncias minerais para análise e ensaios industriais antes da outorga da Concessão de Lavra; e

  • Comercialização de substâncias minerais face à necessidade de fornecimento continuado da substância visando garantia de mercado, bem como para custear a pesquisa.

A COOMIC está dentro desses enquadramentos, e por estarmos atendendo as demanda dos órgãos ambientais, o DNPM encaminhou uma equipe para fazer vistoria de campo na área da entidade onde está sendo implantada a planta piloto de beneficiamento de material secundário.

“Recebemos os técnicos do DNPM fomos até a área onde estamos implantando a planta e o próximo passo é a apresentação do parecer que será feito pela equipe do órgão e apresentado para o Superintendente, que é a pessoa dá aprovação para liberação da GU”, explicou o presidente.

Para Dr. Marcos engenheiro do DNPM, que veio fazer a vistoria de campo a primeira vista tudo está dentro dos padrões exigidos pelo órgão: “Vamos agora analisar a documentação e a viabilidade do projeto, e logicamente que estando tudo correto de acordo com a Legislação nosso parecer será favorável”, comentou.

A visita de campo percorreu a planta de beneficiamento, área de captação do material secundário, área de estocagem e perímetros adjacentes.

“Para nós da COOMIC, que não paramos um instante, que estamos correndo, batalhando, buscando alternativas é muito bom ver que as coisas estão dando certo. Devagar, nós entendemos, mas isso é porque temos que atender todas as exigências dos órgãos minerais e ambientais para que o projeto possa dar certo como toda sociedade espera”, reforçou o presidente da COOMIC.

Raimundo Lopes ainda faz questão de agradecer o apoio, as orações e sobre tudo, a confiança dos irmãos garimpeiros sócios da Cutia: “Vocês sabem que nosso trabalho mostra resultado, tudo que fazemos estamos repassando aos sócios e fomos à única cooperativa até agora a dar alguma coisa para o associado, e somos também a mais adiantada em termos de projeto com planta pronta, investidor e sobre tudo caminhando corretamente dentro da Lei para manter tudo no caminho certo”.

“Obrigado meus irmãos, continuem acreditando, vamos manter a esperança porque na Cutia as coisas dão certo, e nosso trabalho com seriedade, competência e dinamismo, com a ajuda do Senhor nosso Deus vai render os frutos esperados por todos nós. Vamos juntos rumo à vitória com grandes resultados”, finalizou o presidente Raimundo Lopes.

Planta piloto de beneficiamento está quase concluida

IMG_2572 IMG_2548 IMG_2505 IMG_2551 IMG_2504 IMG_2484

IMG_2569